Oxitocina, o hormônio do amor

Não é segredo para ninguém que amar faz bem para a pele, coração e melhora a qualidade de vida, não é? Mas, você sabe por que isso acontece? Bem, na busca por hormônios que se relacionam com o amor, pesquisadores descobriram os efeitos da oxitocina.

Presente em abundância nas mulheres, o hormônio era ligado apenas à maternidade – parto e amamentação -, mas agora vem faz sucesso entre os estudiosos, que trabalham com diferentes frentes sobre a atuação da oxitocina no organismo e em um relacionamento amoroso.

drogadoamor

O nome “hormônio do amor” foi dado graças à capacidade do componente combater o estresse, regular o sono e provocar a sensação de bem-estar. Além disso, os níveis normais de oxitocina desencadeiam o desejo ao sexo – tanto o homem, quanto a mulher liberam a substância durante o ato sexual, o que leva ao orgasmo.

Segundo trabalho, divulgado pela universidade de Concordia, no Canadá, o hormônio torna a pessoa mais confiante e é encarregado de ativar o sistema de recompensa do corpo, o que estimula a produção de dopamina, atrelada à sensação de motivação, e diminuindo o nível de estresse. Mágico, né?
Mas não para por aí! Pesquisadores da universidade de Bonn, na Alemanha, descobriram que altos níveis do hormônio oxitocina, faz com que homens heterossexuais comprometidos mantenham, literalmente, distância de outras mulheres. De acordo com os estudiosos, o elemento tem um papel essencial na preservação dos relacionamentos afetivos.

O estudo foi publicado no Journal of Neuroscience, e realizado com voluntários em relacionamentos estáveis. Os parceiros receberam uma dose de spray intranasalcom a substância se mantiveram, em média, até 15 centímetros mais afastados que os solteiros de uma bela mulher que interagiu com eles.

Por:

assinatura_carolina_cenciarelli

About these ads

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s